CINCO BANDAS DE BLACK METAL QUE VALE A PENA OUVIR

Mais cinco propostas de novas bandas de black metal que não se arrependerão de descobrir. O género está bem, recomenda-se e o facto de já irmos no segundo artigo deste género em pouco menos de duas semanas demonstra que não é por falta de sangue novo que o black metal entrará em declínio. Por isso preparem os ouvidos, porque o que estão prestes a ouvir pode muito bem mudar-vos a vida.

AstrumMalum2014ASTRUM MALUM
Concebido pelo multi-instrumentista A. Mikonmäki, ao qual se juntaram pouco depois o vocalista A. Lewandowski e o letrista O. Mikonmäki, Astrum Malum é um projecto que junta black metal, música neoclássica, ambientes densos e um lado dramático/épico. Na maqueta de estreia, «Nether Knot», o trio mostra as suas primeiras três músicas, que resultam de forma interessante, ali a meio entre os universos musicais de Vinterriket e Za Frûmi. Um projecto a seguir com atenção. O lançamento é da Sixsixsix Music, vem em caixa de DVD (metade da dimensão standard) e com duplicação caseira.


 

Bhleg_2014BHLEG
Que a Suécia é terreno fértil para coisas de black metal, já se sabia. Agora, que seria de Gotemburgo que sairia o próximo cruzamento musical sem mácula dos universos clássicos de Burzum e Ulver, era algo difícil de imaginar. Os Bhleg são isso mesmo – um sucedâneo incrivelmente bem feito do black metal mais primitivo, misturado com laivos ambientais, experimentais e de contornos sónicos experimentais, que deixará a salivar os fãs da segunda vaga de black metal norueguês. Ainda para mais quando o seu disco de estreia, «Draumr Àst», agora editado pela Nordvis, tem letras em sueco. Uma fofura.


goatchrist-logoGOATCHRIST
Apesar de serem um projecto relativamente recente (foram formados este ano), os ingleses Goatchrist contam já com duas maquetas editadas, uma com 19 e outra com 45 minutos. O black metal da banda é abrasivo, rápido, distorcido e com ocasionais referências ao death metal, compreendendo no entanto pequenas secções ambientais e doom que, desconfiamos, estão lá só para realçar a fealdade da música do trio oriundo de Wakefield. «She Who Holds The Scrying Mirror» (reeditada pela Sixsixsix Music) e «Legion» podem ser boas surpresas para quem gosta do seu black metal rápido, selvagem e com um delicioso cheiro fétido a underground.


 

Stormcast_2014STORMCAST
Apesar de serem oriundos da periférica cidade de Nicosia, no Chipre, os Stormcast conseguem atingir um bom equilíbrio de parâmetros internacionais e de originalidade no seu black metal, no disco de estreia «Frame Of Mind» agora editado pela Pitch Black. A base do som do quinteto é um black metal relativamente atmosférico, com espaço e talento na sua composição para incorporar referências épicas, de death metal melódico ou doom sem soar forçado ou sobre-variado. Trata-se sem dúvida de uma proposta válida para fãs de black metal melódico e atmosférico que gostam de ouvir uma sonoridade moderna sem, no entanto, deixar de prestar o devido respeito às raízes do género.


 

Toxoid_2014TOXOID
Parece existir uma cena black metal emergente na Índia e os Toxoid são apenas uma das últimas propostas de um icebergue que tem todo o potencial para ser tornar grande e poderoso. «Aurora Satanae», o disco de estreia do trio de Nova Deli, é fortemente inspirado pelo movimento escandinavo do estilo, nomeadamente por bandas como Gorgoroth ou Naglfar, com as obrigatórias referências melódicas geladas bem enquadradas no uso de riffs e leads “maldosos” e de uma vocalização que, colando-se de forma relativamente óbvia às suas influências, consegue imitá-las de forma satisfatória. A produção é directa e crua – o que acaba por resultar bem na mistura sonora dos Toxoid – e as letras de temas como «Mystical Misanthropic Doctrine» ou «Baphomet Enraged» prometem dar pequenos prazeres aos amantes de black metal clássico escandinavo.

AversionsCrown_728x90_EU_UK

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s