BROTHER FIRETRIBE

brother_firetribe-logo_flames copyO hard rock mais clássico – ou Adult Oriented Rock, se preferirem chamar-lhe assim – é um estilo geracional e bem definido em termos de público-alvo. Mas as excepções confirmam sempre a regra e, neste caso, a excepção vem da Finlândia e chama-se Brother Firetribe. A banda onde milita o guitarrista Erno “Emppu” Vuorinen, dos Nightwish, pega no AOR e no glam rock e dá uma forte espanadela às melodias, estruturas e arranjos, terminando sempre com uma fórmula que soa clássica mas agrada a também a fãs abaixo dos 25 anos. O terceiro álbum do grupo, «Diamond In The Firepit», levou-nos à fala com o vocalista Pekka Heino.

c_Ville_Juurikkala-8230-2Tinham algum tipo de objectivo definido para a composição e gravação deste álbum?
Não, nada. Fizemos tudo exactamente da forma que sempre fizemos, desde a composição à masterização do álbum. A escrita é muito espontânea, não analisamos nada, sai tudo naturalmente e é essa a beleza do processo. As canções tomam forma já a soar como Brother Firetribe, desde que gostemos delas desde o início. Tudo o que tínhamos em mente era escrever um conjunto de canções fortes e fazê-las soar tão bem quanto possível.

Como é possível escrever mais um conjunto de temas AOR relevantes quando já têm três álbuns cheios deles e toda a história do género já é tão rica em grandes canções?
Existe sempre o risco de nos repetirmos, é verdade. Tentamos apenas certificar-nos que todas as músicas têm o tipo de qualidade que faz com que valha a pena editá-las para as pessoas as ouvirem. Fazemos o melhor com o que temos. Se começarmos a comparar as nossas canções com as da história do estilo, estamos metidos num grande sarilho.

Têm algum tipo de preocupação em soarem minimamente originais e em terem a vossa própria personalidade musical, ou tem tudo a ver com escrever boas canções de AOR?
Tem sempre a ver com boas canções, seja qual for o género. Gostamos de pensar que esta banda já tem um som reconhecível, ao ponto de, quando as pessoas ouvem uma música no rádio, pensarem “Isto tem de ser Brother Firetribe”.

c_Ville_Juurikkala-8230-3O estatuto a que chegaram com os álbuns que editaram até agora coloca-vos alguma pressão nos ombros sempre que têm de escrever nova música ou subir a um palco?
Não existe qualquer pressão, no sentido de sentirmos que temos de agradar a outros. A única pressão vem de dentro da própria banda. Colocámos a fasquia suficientemente alta para nos desafiarmos sempre que escrevemos uma nova música ou tocamos ao vivo. Manter uma certa qualidade é muito importante.

As vossas influências mantiveram-se sempre as mesmas ao longo dos anos de carreira dos Brother Firetribe ou descobriram recentemente grupos que acabaram por vos influenciar também?
Nunca falamos muito da música de outras bandas ou “artistas”, por isso não consigo dizer nada em particular que tenha influenciado todo o grupo. Cada um de nós tem as suas próprias influências, que inevitavelmente trazem algo para cima da mesa quando nos juntamos. Pessoalmente, gosto de todos os tipos de música mas isso não se reflecte necessariamente nas canções que os Brother Firetribe criam. Não se ouvem influências de cool jazz em Brother Firebribe, apesar de eu ser um enorme fã; percebes o que quero dizer?

E as letras, são de alguma forma cool? Normalmente neste tipo de música a abordagem costuma ser mais simples e directa.
Em termos de letras, as canções falam principalmente de relacionamentos entre um homem e uma mulher e tudo o que isso implica. Altos e baixos. Coisas com que a maioria das pessoas se deverá identificar. Seria bizarro, no contexto desta banda, falar sobre política, guerra, dragões, cavaleiros e coisas desse género. Não que haja algum mal nisso; só que não é a nossa cena.

c_Ville_Juurikkala-9365Os Brother Firetribe são normalmente conhecidos como “Aquela outra banda do guitarrista dos Nightwish”. Isso é algo que te incomoda ou qualquer publicidade é boa publicidade, desde que faça as pessoas ouvirem a vossa música?
Tivemos uma enorme vantagem em termos de exposição pública desde que se soube da nossa ligação aos Nightwish; nunca o negámos e estamos totalmente confortáveis com isso. Provavelmente chatear-nos-ia se as pessoas ainda se referissem a nós como um puro projecto a solo do Emppu, como no início. Felizmente, isso parou assim que o primeiro álbum chegou às prateleiras. Gosto de pensar que deixámos a nossa marca enquanto banda, com a nossa própria identidade.

Com os Leverage em hiato, em que outros projectos musicais estás actualmente envolvido? Para onde vão os teus impulsos musicais mais “metálicos” actualmente?
Não tenho quaisquer outros projectos musicais neste momento, felizmente. Escrevi um álbum inteiro de material a solo com o Tuomas Heikkinen dos Leverage durante a nossa pausa e tenho a certeza que vamos voltar a ele em alguma altura no futuro. Não tinha nada a ver com metal, mas também brincámos um pouco com a ideia de fazer algo com os Leverage no próximo ano.

SPINE_00602537763399 copyUma banda como os Brother Firetribe tem o perfil certo para uma editora como a Frontiers. Alguma vez foram abordados por eles?
Sim, fomos. Ficámos lisonjeados, mas desta vez decidimos colaborar com a Spinefarm.

A Spinefarm é essencialmente uma editora de metal e música alternativa. Acham que eles fazem um bom trabalho na promoção, marketing e venda do vosso produto AOR?
Estamos a fazer o melhor que podemos enquanto banda e tenho a certeza que eles estarão à altura da parte deles do acordo também. Acho que acaba por ser uma vantagem o facto de nos destacarmos no catálogo da Spinefarm.

«Diamond In The Firepit» foi editado a 2 de Maio.
Site oficial

Doro_Rais_728x90

2 pensamentos sobre “BROTHER FIRETRIBE

  1. Pingback: BROTHER FIRETRIBE: ENTREVISTA EXCLUSIVA | Misantropia Extrema

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s