A PLAYLIST DE… ÁLVARO FERNANDES

IMG_4886 sampleÁlvaro Fernandes é um dos melhores guitarristas portugueses e, ao mesmo tempo, um veterano na cena nacional com uma espécie de complexo de Rei Midas, que parece transformar em fúria shred todos os projectos em que “toca”. Foi assim com os Withering nos anos 90, é assim com os sublimes thrashers Pitch Black e, agora, com os Dementia 13, banda de death metal old school que partilha com o baixista Zé Pedro (Holocausto Canibal) e com o guitarrista Marco Silva (Pitch Black). Em rescaldo do EP de estreia deste projecto, «Tales For The Carnivorous», falámos com o músico e convidámo-lo a escolher a playlist que passa amanhã, sábado, na METV.

O que vos levou a iniciar um projecto com as características dos Dementia 13 agora?
Sempre tive essa ideia presente desde há muitos anos. Sempre quis fazer algo diferente de Pitch Black. Adoro death metal – principalmente o mais tradicional – e gostava de tentar algo dentro desse género. Há muitos anos que sentia falta de ouvir bandas desse estilo. A certa altura, o death metal tornou-se mais rápido, mais técnico e mais brutal… Então, como fã, sempre quis prestar homenagem a essas bandas com as quais aprendi a ouvir death metal e cresci. Como no início de 2012 ficámos sem guitarrista e baterista nos Pitch Black e decidimos parar um pouco, achei ser a melhor altura para avançar com Dementia 13. Falei com o [guitarrista solo] Marco S. e começámos a trabalhar. Já tinha material composto, depois foi só adiantar esse trabalho e começamos a gravar coisas em casa e ver como tudo soava. Estendi o convite ao Zé Pedro também e foi assim que tudo começou. Basicamente, surgiu da minha necessidade pessoal em transformar todas as ideias que fui desenvolvendo sobre um possível projecto de death metal mais old school.

Este é um projecto paralelo para todos os seus elementos ou uma nova banda “oficial” que se pode tornar a actividade musical principal (pelo menos) para alguns de vocês?
Sim, é um projecto paralelo. Eu tenho a minha banda principal, que são os Pitch Black, e é algo que me ocupa muito tempo. Por outro lado, também não me sinto bem em estar a trabalhar em duas bandas em simultâneo, pois nunca vou conseguir dar o meu melhor em ambas. Tenho de estar 100% dedicado. No entanto, isso não vai terminar Dementia 13… Simplesmente vou ter de dar prioridade a uma e a outra de cada vez. Se estiver envolvido em fases de composição,gravação e/ou concertos, não vou ter tempo para a outra banda mas fora isso, consigo sempre, de uma maneira ou outra, conjugar minimamente o trabalho. E é isso que vamos fazer nos Dementia 13. Haverá alturas em que estarei completamente parado, outras em que vou trabalhando e adiantando naquilo que posso. Gostávamos de editar um longa duração algum dia, uma vez que o nosso EP foi tão bem recebido.

Podes dar-nos uma ideia dos principais vídeos e bandas que escolheste para a tua playlist e porquê?
Por acaso não foi fácil. Eu ouço um pouco de tudo embora esteja mais inclinado para determinados géneros, como o thrash, o death ou o hard rock. Por isso misturei tudo, desde temas mais melódicos como os de Filter ou Steven Wilson, passando pelo rock de uns Orchid ou Danko Jones, o thrash de Sodom, Havok ou Exodus até a coisas mais brutais como Suffocation e Vomitory. Isto sem esquecer bandas nacionais que também ouço sempre que posso e considero terem mais qualidade que muitas que nos chegam de fora. Basicamente, não me incomoda nada ouvir um tema de Scorpions e logo a seguir um de Marduk. Não gosto de todas as bandas do mundo mas posso afirmar que dentro de todos os géneros de rock, metal e hardcore ou qualquer música extrema, consigo ter sempre algumas com as quais me identifico!

«Tales For The Carnivorous» foi editado em 2013 pela Escaravelho Records.
Página Bandcamp
A METV pode ser vista na posição 187164 do MeoKanal

sonata_728x90

Deixe um comentário